A inteligência artificial está transformando o setor, especialmente no Brasil, que é um dos líderes mundiais em geração solar
Com o crescimento desse mercado, a integração da inteligência artificial se tornou fundamental para otimizar a gestão de usinas, prever padrões de consumo e aumentar a eficiência energética.
Essa abordagem contribui para a diminuição dos custos operacionais, e também favorece a promoção de uma maior sustentabilidade ambiental e impulsiona a competitividade dentro do setor.
O uso da IA vai além dos benefícios econômicos, pois contribui para a transformação digital de diversos segmentos, criando oportunidades de inovação e novos modelos de negócio
Ferramentas avançadas, como assistentes virtuais, estão ajudando empresas a tomar decisões mais rápidas e assertivas, ajustando sistemas de energia em tempo real e aumentando a rentabilidade.
Empresas de EnergyTech no Brasil, como a Sunne, estão à frente dessa revolução, utilizando IA para otimizar o consumo, melhorar a eficiência de usinas e integrar fontes renováveis.
Com plataformas de inteligência artificiais cada vez mais acessíveis, até pequenas e médias empresas podem se beneficiar dessa tecnologia, democratizando o acesso à inovação no setor.
A IA também tem facilitado a criação de redes inteligentes, que equilibram a oferta e demanda de energia em tempo real, prevenindo desperdícios e tornando o sistema mais resiliente
Essa automação, aliada à otimização de processos, está tornando o uso de energia mais inteligente e sustentável, impulsionando a competitividade das empresas em um mercado cada vez mais exigente.